STJD concede liminar e Ceará jogará Copa do Brasil e Sul-Americana

nm5i0114-15_7

Segundo a ESPN, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu um Mandado de Garantia Preventivo ao Ceará para que o clube tenha o direito de disputar a Copa do Brasil e também a Copa Sul-Americana.

O regulamento deste ano do torneio regional não traz um parágrafo que havia sido acrescentado na competição de 2014, que dizia que “na hipótese do clube campeão da Copa do Nordeste vier a classificar-se para a 4ª fase da Copa do Brasil, esse clube estará automaticamente impedido de participar da Copa Sul-Americana de 2014, à exemplo do que ocorre com os demais clubes que tenham obtido classificação para a 4ª fase da Copa do Brasil”.

Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, o time cearense tinha perdido o direito de disputar a competição continental, cuja vaga fora conquistada através do título da Copa do Nordeste.

Com a ausência deste texto no regulamento da Copa do Nordeste de 2015, a CBF chegou a criar um texto, posterior ao término da competição, confirmando o impedimento da disputa das duas competições concomitantemente.

Para o STJD, no entanto, o Ceará tem direito às duas vagas e, por isso, concedeu o Mandado de Garantia nº 157/2015, deferindo a liminar requeria, com a assinatura de Flávio Diz Zveiter, auditor no exercício interino da presidência do tribunal. O documento foi divulgado pelo Ceará na página oficial do clube.

O tribunal convoca o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, para apresentar informações relevantes sobre o caso no prazo de 3 dias.

Deixe uma resposta